CARBOIDRATO A NOITE ENGORDA?


Verdade seja dita, estamos na era dos carbofóbicos.

As pessoas estão com muito medo de ingerir carboidratos sem, ao menos, entender que o grande problema não está no carboidrato propriamente dito, mas na carga glicêmica disparada por cada alimento durante a digestão.


Não existe isso de “alimento vilão”, tire isso da cabeça! 

Nem mesmo o mais açucarado dos doces age sozinho! 

E na vida tudo depende de contexto! De mesma forma não existe alimento milagroso. O melhor dos gengibres não faz milagre em um cenário repleto de salgadinhos e refrigerantes, tampouco a água com limão ou o famoso Shot matinal ou ainda, o suco verde! 

Grave isso: não existe alimento que engorda e nem alimento que emagrece! Simplesmente não existe! Porque engordar ou emagrecer são fenômenos multifatoriais! Você pode comer salada e engordar, ou comer brigadeiro e emagrecer! Tudo depende do que você vai fazer além destes únicos itens em avaliação!

Uma pessoa que tem uma rotina disciplinada, em que opta por comida mais natural, poucos industrializados e baseia a alimentação em vegetais, pode tranquilamente comer um doce aqui e ali e não sofrer sérias consequências. 

Já uma pessoa que não abre mão de farinha refinada e sua alimentação regular tem como base industrializados cheios de açúcar, pode usar óleo de coco e oleaginosas diariamente e não ver o real benefício disso. E por que? Porque o que dita o resultado final é o contexto! Do dia, da época, da vida!


Mas calma, sem fatalismo, mesmo se você está na turma que não tem uma boa base, ainda assim vale sempre acrescentar bons alimentos à rotina, vá no seu tempo e quanto mais, melhor! Só não vale esperar milagre ou culpar apenas um tipo de alimento. Sua alimentação é composta de vários macronutrientes!

Sendo assim, não é horário em que você come, mas "o que" e "quanto" você come.

Porque comida boa é boa a qualquer hora e comida ruim não fica “melhor” quando o sol está a pino ou porque o sol se pôs. 


É uma tremenda ilusão achar que porque comeu pela manhã, terá tempo de “gastar” ao longo do dia. Em primeiro lugar porque quem pensa isso nem sempre tem um volume imenso de treino, muito menos na intensidade suficiente para “fazer sumir o exagero”. Segundo que nenhum treino, por melhor que seja, compensa uma dieta ruim.
E seja para ganhar massa ou para emagrecer, a qualidade do carboidrato que você vai ingerir importa e muito.

Se você comer a quantidade certa de cada macronutriente calculado para você dentro do seu estilo de vida (carboidratos, gorduras e proteínas), pode fazer isso comendo a noite ou pela manhã, que não vai engordar. Mas se estiver comendo além das suas necessidades, principalmente com uma qualidade baixa, pode comer tudo antes do meio dia que vai engordar do mesmo jeito! 


Carboidratos em exagero (bem como proteínas e gorduras) engordam a qualquer hora do dia. Já a quantidade ideal para o seu objetivo não engorda em nenhum dos horários!

Comentários

Postagens mais visitadas